terça-feira, 10 de março de 2015

Igrejas em células: a divisão do trabalho

Por Carlos Chagas


Entendendo os papéis


Versículo Destaque
“Ajudai-vos uns aos outros a carregar os vossos fardos e deste modo cumprireis a lei de Cristo” (Gl 6.2)

1. O Trabalho

Uma vez entendido o objetivo das células o que se deve ter em mente agora é como realizar o trabalho. Se o objetivo das células é colocar o cristão na ativa não faria sentido se somente um trabalhasse. Da mesma forma que se todos trabalharem para tudo fazerem como haverá organização? De quem será cada função?

Sabe-se que no trabalho das células o objetivo maior é a ministração e seu efeito nas pessoas, mas a mesma só surtirá efeito se houver um local, organização e disciplina para isso. Sendo assim, a organização começa no momento da nomeação dos trabalhadores e suas funções especificadas para o bom andamento do trabalho. Mas que funções seriam estas e quais são suas características? 

2. As Funções 

Para que uma célula cresça de forma organizada e sadia é importante a nomeação de pessoas e suas funções na mesma. Para isso conta-se com, no mínimo, 4 pessoas para que isso vá bem. Estes são: o líder, o secretário(a), o facilitador(a) e o anfitrião. Os dois últimos não precisam ser necessariamente as mesmas pessoas do encontro anterior. A troca de pessoas possibilita maior interesse do grupo bem como o descanso entre os componentes. 

3. O papel do líder 

Este é o componente que atua mais incisivamente no grupo. Responsável pelos demais componentes o líder não só ministra as lições como também ora, visita, ensina, motiva e modela o cristão, seja para torná-lo um novo líder, seja para simplesmente melhorá-lo na vida cristã. O líder é o primeiro de todos na célula. É o modelo a ser seguido. Portanto traz consigo a grande responsabilidade pelas vidas que o seguem. 

É de sua responsabilidade acompanhar de perto cada um da célula, freqüentar as reuniões para líderes para entender melhor a lição que será ministrada na semana, relatar os acontecimentos especiais da sua célula ao seu líder (pastor), moldar novos líderes e sempre manter a motivação do grupo. 

4. O papel do secretário(a) 

Este desempenha um papel também importante. É o cérebro da equipe guardando em anotações o que acontece na sua célula. Registra as datas importantes a serem lembradas nas reuniões, lembra o líder de cada uma delas, anota cada acontecimento que é crucial para a célula, desde uma nova conversão a um grande problema, registra número de visitantes, coleta dados importantes como endereços, nomes, motivos de orações, lições que foram ministradas de forma extra, etc. 

5. O papel do facilitador(a)

Parece ser um papel pequeno e de mínima importância, mas é com ele que tudo flui de forma simples, direta e sem problemas. Este é uma espécie de visionário: Enxerga de antemão os problemas e soluções que estão adiante do grupo. É com o facilitador(a) que fica a perfeita organização do local e do grupo para que a mensagem da semana flua sem tropeços ou dificuldades. Este existe no grupo para auxiliar o líder e/ou o secretário naquilo que faltou atenção. Falta de assentos, problemas na cozinha ou na sala, falta de objetos como bíblias, folhas para anotações, lápis, vassouras, locais para as crianças ou até mesmo a letra de uma música são apontamentos do facilitador que ajudam e muito no bom decorrer da ministração. 

6. O papel do anfitrião

Este desempenha um papel muito importante que é de receber os componentes em sua casa. Para o anfitrião fica o papel de preparar seu lar para receber bem a célula preparando assentos e até mesmo um lanche para o momento de comunhão da célula. A acomodação no lar é 50% de uma boa reunião.

Você está preparado para ser usado em uma célula?

7. Conclusão 

A organização é a chave para uma boa reunião. E nessa organização espera-se empenho de todos. Não só dos nomeados líderes, secretários, anfitriões e facilitadores se espera a participação e auxílio de todos, já que a vida cristã pede isso. Trabalhe, mas não seja exagerado na labuta. Aprenda a servir mas também a ouvir. Ministrar e ser ministrado. Esse é o lema das células. 

Caso queira baixar a lição em DOC clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!